Delegação

A delegação refere-se ao acto de alguém atribuir uma tarefa, actividade ou responsabilidade a outra pessoa. Nas empresas é muito normal um líder ou gestor delegar certas actividades aos membros das suas equipas. Delegar permite que os líderes e gestores se concentrarem em tarefas mais adequadas e importantes para a sua função. Adicionalmente, delegar contribui para o desenvolvimento profissional dos membros da equipa que assumem maiores responsabilidades.

Mas delegar não é só mandar a outra pessoa fazer uma coisa. É também apoiar para garantir que a outra pessoa é capaz de fazer. Caso contrário, delegar pode ser prejudicial que para a os objetivos da organização quer para o desenvolvimento profissional.

Delegação

Templates Gratuitos

Cursos Liderança

Componentes da Delegação

A delegação pressupôe autoridade, responsabilidade e responsabilização. Estas dimentsões serão explordas a seguir.

Autoridade (Authority)

A autoridade é uma componente essencial na delegação. A autoridade refere-se à relação entre superior e subordinado. Normalmente, um superior delega actividades nos seus subordinados. Isso é possível porque tem autoridade sobre eles. Por isso é preciso garantir que quando se delega uma actividade em alguém, esta realmente está sob a autoridade do superior. Em alguns casos, os subordinados tem mais do que um chefe e por isso é preciso haver uma coordenação entre estes. 

Responsabilidade (Responsability)

A delegação também implica transferir responsabilidade. Ou seja, quando um superior delega uma actividade num subordinado também delega a responsabilidade necessária para o subordinado realizar a tarefa. Isto porque, sem esta responsabilidade, seria muito difícil garantir a realização da tarefa.

Responsabilização (Accountability)

Ainda que delegar significa transferir uma tarefa para um subordinado, o superior fica sempre com a propriedade sobre a tarefa. Ou seja, em última analise se a tarefa não for realizada ou não for bem realizada é o superior que tem de agir para corrigir a situação.

Vantagens da Delegação

Em seguida iremos explorar as vantagens de delegar, para profissionais e organizações.

  • Melhorar a Gestão de Tempo – A delegação liberta os gestores e líderes para tarefas de maior valor acrescentado e mais prioritárias. Além disso, quando estão mais libertos, os líderes conseguem pensar mais e explorar novas ideias e inovações.
  • Desenvolver a equipa – Ao delegar actividades aos elementos da equipa estes estáo expostos a novas responsabilidades. Assim, podem desenvolver as suas competências, capacidades e aptidões. Permitindo dessa forma o crescimento e desenvolvimento das pessoas dentro da organização.
  • Motivar os elementos da equipa – Quando um líder delega nos seus subordinados está a envolvê-los no trabalho mas também nos objectivos da organização. Dessa forma, as pessoas sentem que confiam neles, que estão a apostar no seu desenvolvimento profissional. E por conseqüência, ficam mais confiantes, felizes e motivadas.
  • Maior clareza na hierarquia da organização – Normalmente um gestor ou líder só delega nos seus subordinados directos. Dessa forma, fica muito claro qual a hierarquia existente na organização.