Strategic thinking

Strategic thinking é a capacidade de nos concentrarmos em objetivos de longo prazo. Dessa forma, esta capacidade utiliza uma combinação de outras capacidades como análise de situações, definição de um plano estratégico, implementação desse plano e capacidade para analisar e resolver problemas

A realidade é que a capacidade de pensar estrategicamente é, dessa maneira, fundamental para o sucesso de qualquer pessoa ou organização. Isto porque, sem um pensamento a longo prazo, uma pessoa ou organização pode ficar estagnada e ultrapassada. Em outras palavras, organizações ou pessoas focadas em questões operacionais, tácticas e interpessoais estagnam e são ultrapassadas. Isto porque, por muito que sejam boas a resolver problemas difíceis, se empenhem em usar novas tecnologias e ser bons a criar um bom ambiente dentro da equipa isso não é suficiente. Ou seja, sem um pensamento no futuro e na evolução, o sucesso estará seguramente comprometido.

Dessa maneira, o pensamento estratégico permite  definir e perseguir objetivos de longo prazo. Ao mesmo tempo, pessoas e organizações podem ajustar-se a esse futuro criando novos produtos e serviços. Por conseqüência, strategic thinking contribui para a evolução e inovação de uma organização.

Strategic thinking

Quiz Liderança

Cursos Liderança

Desenvolver a Capacidade de Strategic Thinking

O pensamento estratégico não é inato a todos. Dessa forma, algumas pessoas têm tendência para se focar em aspectos macro que facilitam o entendimento de tendências de longo prazo e aspectos estruturais. Por outro lado, outras pessoas têm tendência para se focar em aspectos micro que facilitam o entendimento de curto prazo e aspectos mais conjunturais. Isto porque, é muito mais confortável estar a trabalhar na certeza do curto prazo do que na incerteza e desconhecimento do longo prazo. Seja como for, é possível estimular as pessoas a desenvolver um raciocínio mais estratégico, através da formação mas também do coaching.

Algumas formas para encorajar o strategic thinking são:

  • Distinguir o que é estratégia de tática – Estratégia é quando se faz a coisa certa, enquanto que táticas são ações individuais. Em qualquer situação existem pessoas mais estratégicas e outras mais táticas. A realidade é que qualquer organização precisa das duas para poder obter os resultados que precisa. Contudo é preciso saber direcionar as pessoas para que consigam pensar fora da caixa (estratégia) e tomem as ações certas (tática).
  • Desenvolver um processo de pensamento estratégico – Mesmo não sendo responsáveis pelo desenvolvimento estratégico da organização, os membros da equipa deveriam conseguir contribuir com ideias e estratégias. Nesse sentido, é importante desenvolver um pensamento estratégico.
  • Encorajar a Colaboração – Uma das aptidões mais importante no pensamento estratégico é a colaboração. A colaboração ajuda a desenvolver ideias e a implementá-las. Também é importante que o ambiente seja de total transparência, permitindo que alguem que não sabe, o diga sem receio. Isso irá permitir que desenvolvam novas competências e pensem fora da sua zona de conforto.
  • Praticar – Os líderes devem criar oportunidades para as equipas fazerem exercicios de pensamento estratégico, onde receberão feedback construtivo e positivo.