Liderança Liberal

Liderança liberal é também conhecida por Liderança laissez-faire. Uma liderança liberal caracteriza-se por dar empowerment aos colaboradores, permitindo que estes tomem decisões sem intervenção do líder. Este estilo de liderança é também conhecido pela não interferência do líder. Ou seja, normalmente, a gestão é passiva, não existem constantes questões do líder aos colaboradores e assim como também não existe microgestão. Desse modo, os líderes laissez-faire deixam os seus colaboradores tomarem as decisões, ficando apenas disponíveis para dar feedback quando necessário.

Liderança Liberal

Quiz Liderança

Cursos Liderança

O Líder Liberal ou Laissez-faire

Um líder liberal normalmente deixa os seus colaboradores tomarem eles próprios a decisão do que fazer e como fazer. Os líderes liberais são também óptimos a inspirar confiança nos colaboradores por atribuírem tarefas sem supervisão. Também são bons a fazer críticas construtivas e são vistos como confiantes por confiarem nos seus colaboradores. Os líderes liberais também são conhecidos por não terem qualquer participação nas decisões individuais ou em grupo. O líder liberal limita-se a fornecer materiais de apoio à equipa para tomarem as decisões, e deixa claro que está disponível para qualquer questão. Ou seja, só dá feedback sobre as actividades dos colaboradores quando questionado. Para além disso, não participa nem intervém no curso dos acontecimentos. Ou seja, está completamente ausente nas reuniões de trabalho.

Vantagens e Desvantagens da Liderança Liberal

A maior vantagem da liderança liberal é que normalmente a tomada de decisão é mais rápida porque os colaboradores não têm de pedir aprovação a ninguém. Além disso, os colaboradores também se sentem mais realizados por poderem trabalhar sob a confiança do líder que os deixa trabalhar como querem.

Como desvantagens da liderança liberal talvez a mais relevante seja que, se os colaboradores não são experientes nos objectivos que têm de realizar, poderão, dessa forma, ter dificuldades em realizar as tarefas sem orientação. Ou seja, para que este tipo de liderança funcione, os membros da equipa têm de ser especialistas, o que nem sempre é possível. Também pode acontecer que os colaboradores, por não terem orientação e supervisão, não façam tanto quanto poderiam fazer. Além disso, este tipo de liderança também pode contribuir para um maior número de conflitos entre os membros da equipa à medida que vão assumindo papéis e responsabilidades. Por fim, a falta de controlo por parte do líder também leva a que perca controlo sobre o produto final.

Em seguida sugerimos que veja o post sobre formação em liderança e outros tipos de liderança.