Mentoring

O termo mentoring refere-se à prática de colocar elementos mais experientes da equipa a orientar, desenvolver e ajudar elementos menos experientes da equipa. Desse modo, a sua base é, naturalmente, a colaboração entre os elementos da equipa. Dessa maneira, os elementos mais seniores dedicam parte do seu tempo ao desenvolvimento profissional daqueles que têm menos experiência. Por outro lado, é uma oportunidade para os elementos seniores aumentarem a sua influência na organização.

Para a organização, este tem enormes vantagens. Isto porque, os novos elementos podem aprender com quem tem experiência, melhorando as suas competências de uma forma barata e focada. Além disso, o conhecimento não fica apenas concentrado nos elementos seniores. Dessa forma, é mais fácil conservar conhecimento e aumentar ou manter a produtividade quando algum elemento sair da organização.

Mentoring

Quiz Liderança

Cursos Liderança

Diferença entre Mentoring e Coaching

Muitas vezes estas duas formas de passar conhecimento são confundidas. No entanto, estas práticas são distintas. Desse modo, o coaching foca-se em formar numa aptidão ou competência. Por isso requer conhecimentos específicos e nessa área. Por outro lado, o mentoring foca-se em passar o conhecimento que se têm. Dessa forma, não requer formação específica.

Além disso, o coaching é normalmente mais formal, estando mais próximo de uma formação. É por isso mais curto no tempo. Por outro lado, o mentoring é mais informal e mais espaçado no tempo.

Finalmente, o coaching foca-se mais em alcançar certos objetivos e medir o progresso para perceber se estamos mais próximos de atingir as metas. Por outro lado, o mentoring foca-se no desenvolvimento do indivíduo no longo prazo. 

Para que Serve o Mentoring?

Existem várias formas que podem e devem ser ajustadas a cada tipo de situação e pessoas.

  • Mentoring Individual – Esta é a forma mais tradicional. Uma pessoa sénior passa conhecimento para uma mais júnior. O elemento mais experiente foca-se em desenvolver as competências que o elemento júnior tem mais dificuldade.
  • Mentoring de Grupo – Neste tipo, o elemento mais sénior passa conhecimento a um grupo de pessoas. Este é melhor usado quando uma única pessoa tem de formar várias.
  • Mentoring entre Pares – Neste tipo, todos os participantes têm experiências similares. Os participantes focam-se em partilhar experiencias, adoptar novas práticas ou melhorar o relacionamento entre os elementos.
  • Mentoring Virtual – Neste tipo, o mentor e o elemento que está a receber conhecimento reunem-se virtualmente. A grande vantagem é que é possível ter um mentor de qualquer parte mundo.

Tipos de Mentoring

O mentoring serve para que elementos mais juniores e inexperientes possam se desenvolver e aprender com elementos mais seniores e experientes. As principais vantagens do mentoring são, desse modo:

  • Desenvolver Competências – O mentoring permite, desse modo, aproveitar o conhecimento e aptidões dos membros mais seniores das equipas para formar e desenvolver os elementos mais juniores.
  • Estabelecer Referências – O mentoring pode, dessa maneira, ajudar a estabelecer a referência que os elementos menos experientes deverão tomais como exemplo a seguir. Dessa forma, a organização melhora os seus níveis éticos e resultados. 
  • Garantir a Continuidade  – O mentoring pode, assim, ajudar a passar conhecimento entre um elemento sénior que irá deixar o função e um elemento júnior que irá assumir a função. Dessa maneira, a organização consegue garantir a continuidade do conhecimento.
  • Desenvolver as Carreiras – O mentoring contribui para o desenvolvimento profissional. Isto porque, os elementos seniores podem ajudar os juniores a perceber e a desenvolver qual o rumo da sua carreira. Por outro lado, os seniores aumentam a sua influência dentro da organização podendo beneficiar com novas responsabilidades e reconhecimento.