Formação Comportamental

A formação comportamental é fundamental para qualquer pessoa. Este tipo de formação permite desenvolver ou aprimorar as competências comportamentais individuais. Algumas das competências comportamentais incluem bom caráter, bom senso, comunicação e paciência, entre outras. Embora possam parecer inatas a algumas pessoas, na realidade, é possível melhorar ou desenvolver essas competências por meio da formação.

O desenvolvimento dessas competências é crucial para o crescimento e evolução das organizações. Por exemplo, a formação comportamental impulsiona o crescimento profissional dos colaboradores ao capacitá-los com competências transferíveis e adaptativas. Isso não apenas ajuda a desenvolver a personalidade, mas também fortalece aptidões como comunicação, confiança e atitude.

Além disso, a formação pode aumentar a proactividade dos colaboradores e aprimorar as competências organizacionais, tornando-os mais profissionais e competentes. Regra geral, a cultura de trabalho também melhora, devido à melhoria das competências de comunicação e aumento da produtividade.

Formação Comportamental

Webinars Gratuitos

Cursos Liderança

Competências Comportamentais mais Importantes a Desenvolver numa Formação Comportamental

De todas as competências comportamentais que uma pessoa pode possuir, adquirir ou desenvolver existem algumas que são mais valorizadas porque tornam a pessoa um melhor colaborador, mais produtivo e no fundo mais atractivo a qualquer organização.

Boas aptidões de comunicação

Boas aptidões de comunicação são fundamentais para qualquer pessoa. Ou seja, ter uma boa capacidade de transmitir a mensagem de forma clara, saber ouvir e controlar tanto a linguagem verbal quanto a não-verbal são essenciais a qualquer pessoa que queira crescer numa organização. Além disso, ineficiências na comunicação podem resultar em problemas de produtividade e até mesmo em conflitos.

Empatia

A empatia é uma competência importante para que um líder conquiste a confiança e motive seus colaboradores. Dessa forma, quando as pessoas sentem que o seu líder se preocupa com elas, tendem a ficar mais motivadas e a corresponder às expectativas. Um líder que compreende as necessidades individuais dos seus colaboradores pode atribuir tarefas de acordo com o estado de cada um, aumentando assim as hipóteses de sucesso para todos.

Formação Contínua

Foco na formação contínua para o líder, assim como para os seus colaboradores, é crucial. Isto porque, qualquer pessoa que procura estar sempre a desenvolver-se, e a ter novas aptidões são uma mais-valia para qualquer organização. Um bom líder deve ter essa preocupação consigo mas também com os seus colaboradores.

Tomada de Decisão

Ter aptidões de tomada de decisão permite a um líder saber avaliar o problema, reunir a informação necessária para conseguir avaliar a situação e considerar alternativas. Um líder que consiga realizar este processo de forma rápida e eficiente consegue mais facilmente resolver problemas podendo dispensar tempo para outras actividades.

Resolução de Conflitos

Conhecimentos em resolução de conflitos são uma mais-valia uma vez que qualquer líder, mais cedo ou mais tarde, vai ter de lidar com essas situações. Quando uma equipa se está a desenvolver é muito normal existirem conflitos entre alguns elementos. Um líder que seja capaz de lidar com essas situações pode minimizar os efeitos negativos e aumentar a confiança da equipa em si.

Gestão de Tempo

Competências de gestão de tempo são essenciais a qualquer líder. Um bom líder deve ser capaz de cumprir prazos, evitar distracções, negociar e realizar múltiplas actividades simultaneamente.

Gestão de Stress

Saber gerir stress é uma mais-valia para qualquer pessoa. Quando se está envolvido em várias actividades ao mesmo tempo é natural que a pressão aumente. Um bom líder deve saber como afastar essa pressão e aliviar o stress, tanto o seu como o das suas equipas.