Formação Gestão de Equipas

Uma formação em gestão de equipas irá dotar o gestor ou líder com competências para aprender a criar ou desenvolver uma equipa para que esta tenha sucesso. Uma formação em gestão de equipas poderá abranger temas tão diversos como, por exemplo, recrutamento das pessoas certas, decidir quem faz o quê, skills de comunicação ou até mesmo desenvolver e motivar uma equipa.

Mas por que é que a gestão de equipas é tão importante para uma organização? A gestão de equipas está, dessa maneira, diretamente ligada ao bom desempenho, coesão e crescimento organizacional. Além disso, permite uma alocação eficaz dos recursos e uma boa delegação de tarefas e responsabilidades, aumentando a satisfação dos membros da equipa e a sua produtividade. Além disso, permite perceber quais as necessidades de desenvolvimento profissional dos membros da equipa, possibilitando que estes encontrem a formação necessária para desenvolver as aptidões necessárias.

Um bom gestor de equipas procura também criar um ambiente de trabalho positivo, motivador e inspirador, onde os membros da equipa se sintam felizes por colaborar, reduzindo assim as situações de conflito e os problemas. Normalmente, neste tipo de ambiente, a comunicação é clara e flui bastante bem entre todos, sendo , dessa forma, claro para todos quais os objetivos e o que se espera de cada um.

Formação Gestão de Equipas

Templates Gratuitos

Cursos Liderança

Competências a Desenvolver numa Formação em Gestão de Equipas

Uma formação em gestão de equipas deve focar-se em dotar os alunos com competências que os ajudem a liderar e gerir uma equipa, para que esta atinja o seu máximo potencial. Dessa forma, existem várias aptidões e competências que um gestor de equipas deve e pode desenvolver numa formação. Algumas delas são, por exemplo:

Transparência

Um líder deve fornecer à sua equipa toda a informação necessária para que estes sejam capazes de desempenhar o seu trabalho e cumprir os seus objetivos. Esta atitude promove a confiança dos colaboradores no líder, pois estes percebem que o seu líder confia neles. Também permite aumentar a produtividade, uma vez que com toda a informação disponível é mais fácil realizar as tarefas.

Boas práticas de comunicação

A comunicação deve ser clara e fluída, tanto do líder para os seus colaboradores, assim como dos colaboradores para o líder. Esta postura permite, dessa forma, reduzir o tempo desperdiçado na procura de informação. Um líder que se mostra próximo dos seus colaboradores facilita a comunicação mas também aumenta a produtividade. Se um colaborador sente que o seu gestor está sempre disponível para os ouvir, estará desse modo, mais propenso a procurar o líder quando tiver uma questão, reduzindo as ineficiências.

Feedback

Para garantir uma boa gestão de equipas, é importante que o líder forneça feedback positivo e construtivo aos seus colaboradores. Dessa forma, os membros da equipa sabem onde têm de melhorar e procuram suprir essas falhas. Por outro lado, um bom líder também deve solicitar feedback à sua equipa e ouvir as suas opiniões, pois só assim também ele poderá melhorar.

Colaboração

Promover a colaboração entre os membros da equipa é fundamental para atingir os objetivos. Nem todas as equipas são propensas à colaboração, por isso um bom líder deve incentivar e valorizar este factor. Isto porque, equipas que colaboram mais facilmente conseguem desenvolver novas ideias, ser mais criativas e produtivas.

Delegar tarefas e responsabilidades

Uma liderança eficaz implica saber delegar tarefas e responsabilidades aos membros da equipa. Desse modo, um líder deve ser capaz de perceber a motivação e o estado de desenvolvimento de cada elemento para fazer uma correta delegação de tarefas e responsabilidades. Só dessa forma será possível aumentar a produtividade e reduzir as ineficiências.

Estabelecer as regras do grupo

No início da formação de uma equipa, o líder deve estabelecer as regras e normas pelas quais a equipa se deve reger. É mais fácil para todos se souberem como se devem comportar e o que é aceite e o que não é aceite, para evitar confusões e potenciais situações de conflito.

Liderar pelo exemplo

Um bom líder deve dar o exemplo e seguir as mesmas regras que impõe aos seus elementos de equipa.

Desenvolver o seu estilo de liderança

Um bom líder deve ser capaz de desenvolver o estilo de liderança que melhor se adapte à sua personalidade e à equipa. Desse modo, dependendo do estado de maturidade da equipa, o líder pode ter de adoptar uma postura diferente. Ou seja, em certas alturas pode ser mais democrático, noutras mais autocrático e noutras um meio-termo.

Alinhar os objetivos da equipa com os objetivos da organização

Se a equipa perceber a importância do seu trabalho para os objetivos da organização, sentir-se-á mais motivada. E as equipas motivadas são mais produtivas.

Sugerimos que veja também o post sobre formação comportamental e formação em liderança.