Liderança Transformacional

Liderança transformacional procura criar equipas resilientes e dedicadas, que se sentem, assim, envolvidas e ligadas ao negócio. Em outras palavras, este tipo de liderança procura motivar os seus colaboradores através de comunicação clara, inspiração e reforço positivo. Dessa forma, ss líderes transformacionais constroem propósitos compartilhados, uma visão de futuro e procuram tirar o melhor de cada um dos seus colaboradores, incentivando a transformação e a mudança.

Este tipo de liderança é, assim, muito eficaz em organizações que procuram realizar grandes mudanças e transformações

Liderança Transformacional

Templates Gratuitos

Cursos Liderança

A liderança transformacional foca-se nas pessoas, futuro e transformação:

  • Pessoas – Os líderes transformacionais procuram potenciar os pontos fortes e aptidões dos seus colaboradores, procurando promover o potencial de cada um dos seus colaboradores.
  • Futuro – Neste tipo de liderança, os líderes estão sempre a olhar para o futuro e a pensar o que têm de fazer para atingir os objectivos da organização.
  • Transformação – Neste tipo de liderança não existe medo de mudar ou transformar. Na realidade, a organização valoriza a mudança e a transformação. Todos as veêm como necessárias para atingir os objectivos da organização.

Elementos da Liderança Transformacional

Em 1985, Bernard M. Bass, publicou o livro “Leadership and Performance Beyond Expectations”, onde expandiu a teoria da liderança transformacional. Neste livro, Bass, dividiu o conceito em 4 elementos-chave, também chamados de “4 I’s” (em inglês todos os elementos começam com letra “I”). Os 4 elementos são:

Influência Idealizada (Idealised Influence (II)) ou Liderança Carismática

O líder é visto como um exemplo em questão de valores, ética e moral. O comportamento e acções do líder devem servir de inspiração, admiração, confiança e respeito entre os colaboradores.

Motivação Inspiracional (Inspirational Motivation (IM))

Neste tipo de liderança, os líderes são capazes de comunicar uma visão inspiradora do futuro. O líder motiva os seus colaboradores com uma visão clara do que se pretende. Existe um senso propósito e entusiasmo pela visão de futuro. A postura dos líderes é fazer com que os seus colaboradores percebam o quanto são importantes na organização e o seu trabalho é fundamental para se atingir o sucesso.

Estimulação Intelectual (Intellectual Stimulation (IS))

Os colaboradores sentem-se incentivados a trazer ideias criativas, a apostar na inovação e a ter um pensamento crítico. A situação actual é constantemente posta em causa, procurando estar sempre a resolver problemas. A cultura é de aprendizagem contínua e crescimento.

Consideração Individualizada (Individualised Consideration (IC))

Um líder transformacional deve estar preocupado não só com o grupo, mas também com cada colaborador individualmente. Este tem de perceber quais as necessidades, pontos fortes e aspirações de cada indivíduo. Dessa forma, pode ajudar cada colaborador a crescer e a atingir o seu potencial. 

O Lado Positivo e Negativo da Liderança Transformacional

A liderança transformacional pode ser exactamente o que a sua organização precisa para evoluir e avançar para a próxima fase, mas é importante estar ciente de que, juntamente com muitas vantagens, vêm algumas desvantagens. Vamos começar pelas vantagens. 

Lado Positivo

  • Aumentar a motivação e desempenho – A forma como os líderes tratam os seus colaboradores, transmitindo uma visão e criando um sentido de propósito, faz com que estes se sintam motivados e, desse modo, atinjam níveis de desempenho e produtividade mais elevados, e em consequência melhores resultados.
  • Tornar a cultura mais positiva – A cultura que se desenvolve com este tipo de liderança é positiva, de apoio, mas também de valorização dos indivíduos. Que é quase sempre acompanhada por excelentes capacidades de comunicação. Dessa forma, os líderes conseguem ser claros e comunicar de forma eficaz.
  • Responder à mudança – Os líderes transformacionais são exímios gestores da mudança. Como resultado, as equipas adaptam-se melhor a novos desafios e oportunidades, reduzindo a resistência à mudança.
  • Desenvolver aptidões – O crescimento, assim como a evolução positiva dos membros da equipa são incentivados. Portanto, as equipas sentem-se motivadas para ganharem novas competências.

Lado Negativo

Como referimos, a liderança transformacional também pode apresentar algumas desvantagens, como por exemplo:

  • Depender do líder – A pressão para manter o envolvimento e a inovação pode levar ao esgotamento emocional do líder, principalmente porque existe uma enorme dependência no líder, esperando-se sempre que seja ele o motor da equipa.
  • Aumentar o risco de stress e elevada pressão – Os níveis de stress e pressão podem ser demasiado elevados para o líder, mas também para alguns membros da equipa devido à elevada pressão para atingir os objectivos.

Liderança Transacional vs Liderança Transformacional

Neste ponto vamos, desse modo, fazer a distinção entre liderança transaccional e liderança transformacional. Ainda que não tenham nada em comum, podem ser confundidas. No estilo de liderança transaccional, os líderes utilizam recompensas e punições para, assim, alcançarem o desempenho ideal da equipa. Este modelo baseia-se, portanto, numa troca e transacção, onde o líder penaliza os membros da equipa que não alcançam os objectivos e recompensa os que os alcançam. Por outro lado, o líder transformacional consegue atingir os seus objectivos inspirando e motivando os seus colaboradores. Dessa forma, a liderança transaccional funciona melhor, em ambiente estáveis, com hierarquias claras e metas estáticas. Por fim, a liderança transformacional é mais eficaz em organizações que procuram mudar, inovar e transformar-se.

 

Em seguida sugerimos que veja o post sobre formação em liderança e outros tipos de liderança.