Liderança e Gestão de Equipas

Liderança e gestão de equipas são dois temas que estão interligados. O estilo de liderança, a personalidade do líder e o tipo de liderança terão sempre impacto na gestão da equipa e, portanto, na forma como irá trabalhar para atingir os objectivos da organização. Mas será que gestão de equipas e liderança são a mesma coisa?

Gestão de equipas refere-se ao processo de gerir um grupo de pessoas que trabalham juntas em direcção a uma meta ou objectivo comum. Isto envolve organizar, coordenar e facilitar os esforços dos elementos da equipa, garantindo que as tarefas sejam concluídas com eficiência, e que os objectivos sejam alcançados, enquanto as equipas funcionam de forma eficaz. A gestão da equipa coloca o foco nos aspectos logísticos e operacionais do desempenho da equipa, e dessa forma garantir que a equipa consegue terminar as tarefas e os processos funcionam sem problemas. Além disso, a gestão de equipas inclui uma série de técnicas e abordagens para garantir a união do grupo e conseguir atingir os objectivos comuns.

Por seu lado, a liderança refere-se ao processo de orientar, motivar e influenciar um grupo de pessoas para que trabalhem de forma coordenada e eficiente para atingirem um objectivo comum.

Vamos ver em maior detalhe o que é um líder e um gestor de equipa. Além disso, veremos também as principais competências e características de liderança para uma boa gestão de equipas.

Liderança e Gestão de Equipas

Quiz Liderança

Cursos Liderança

Gestor de Equipas vs Líder de Equipas

Um gestor de equipa é alguém que gere uma equipa. A sua principal função é fazer com que a equipa opere de forma eficaz e eficiente. As funções de um gestor de equipas vão desde a liderança de equipas, gestão de recursos, delegação de tarefas, gestão de desempenho, comunicação, resolução de problemas e construção de relações. 
Por outro lado, um líder é alguém que lidera um grupo de pessoas dentro de uma organização. O seu principal papel é inspirar confiança, ao mesmo tempo que dá empowerment aos colaboradores para que tenham as ferramentas e os recursos necessários para alcançarem as suas metas e em última análise os objectivos da organização. As tarefas de um líder vão desde gerir e motivar a sua equipa, delegar tarefas, resolver problemas e conflitos e facilitar a comunicação dentro do grupo.
Embora os termos líder de equipa e gestor de equipa sejam frequentemente usados indistintamente, existem algumas diferenças, como, o âmbito da função, o estilo de liderança, a relação com a equipa e as perspectivas estratégicas.

Competências de Gestão de Equipas Essenciais a Todos os Profissionais

Para garantir que uma equipa realiza as tarefas necessárias para atingir os objectivos da organização, um líder de equipa deve possuir certas competências e características. Sem elas, qualquer pessoa que esteja a liderar uma equipa poderá colocar em causa o sucesso da organização. Estas características e competências serão exploradas sem seguida.

Abertura e comunicação

Um bom líder deve manter sempre uma via de comunicação aberta entre si e a sua equipa. Os membros da equipa devem sentir-se confortáveis em abordá-lo, pedir ajuda, conselhos ou que esperam deles. Para além disso, um gestor de equipas deve ser capaz de transmitir de forma articulada e clara os objectivos da organização. Deverá também ser capaz de comunicar o trabalho e os processos necessários para os atingir. Uma comunicação eficaz eliminará as incertezas e os mal-entendidos. A equipa será assim capaz de concluir as tarefas, estando alinhada e a trabalhar pelos mesmos objectivos.

Organização e delegação

Um bom líder deve ter grandes competências de organização do trabalho, pois será necessário gerir orçamentos, cronogramas de projecto, tarefas diárias entre outras coisas que estão sempre a mudar. Uma boa organização não será possível sem a capacidade de delegar tarefas. Um bom gestor deve ter confiança para delegar tarefas aos elementos da sua equipa. Contudo deverá garantir que as pessoas estão preparadas para tomar decisões e que têm todas as condições e recursos para obter o sucesso desejado.

Resolução de Problemas e Tomada de Decisão

Por muito planeamento que seja feito, existem sempre imprevistos e qualquer líder terá de enfrentar problemas. Um bom líder tem de ter capacidade para avaliar uma situação, pensar em alternativas para a resolver e chegar à melhor resposta. Para isso também contribui que o gestor seja bom na tomada de decisão. Um gestor toma milhares de decisões por dia, quer seja delegar tarefas, resolver problemas, alocar recursos. Ser eficiente a tomar essas decisões, mas também estar confortável com elas e com os resultados, é essencial a qualquer líder.

Inteligência Emocional e Preocupação com os Outros

Inteligência emocional refere-se à capacidade de um indivíduo controlar as suas emoções, assim como as dos outros. Um bom líder tem sentido de autoconsciência, empatia e outras aptidões sociais, conseguindo motivar e influenciar os outros. Para além disso, um bom líder deve estar preocupado com os outros, se a sua equipa está satisfeita e tem todas as condições para cumprir as suas tarefas. Um líder deve estar também preocupado com a evolução profissional e de aptidões dos seus colaboradores por forma a manter a inovação e as aptidões desenvolvidas na equipa.