Gestão e Liderança

Gestão e liderança são dois termos frequentemente usados de forma intercambiável, mas será que são realmente a mesma coisa? Embora o trabalho de um líder e de um gestor possa ter alguns pontos em comum, contudo, também existem muitas diferenças entre eles.

A liderança refere-se à capacidade de inspirar e orientar indivíduos ou equipas em direcção a um objectivo mas também uma visão. Dessa forma, os líderes procuram capacitar e motivar os seus colaboradores para que estes desenvolvam as suas tarefas, impulsionados pela mudança.

Por outro lado, a gestão refere-se à organização de recursos, processos e actividades para alcançar um objectivo específico. Ou seja, os gestores estão mais focados em planear, negociar, organizar e executar tarefas de forma eficiente.

Em suma, enquanto os líderes estão mais centrados na inspiração e orientação das pessoas em direcção a um objectivo comum, os gestores estão mais envolvidos na coordenação e gestão de recursos para alcançar resultados específicos.

Gestão e Liderança

Webinars Gratuitos

Cursos Liderança

O quadro abaixo mostra, dessa forma, as principais aptidões que diferem entre um líder de um gestor: 

Aptidões de um gestor Aptidões de um líder
  • Criam uma visão
  • São influentes
  • Transmitem empatia
  • Estão disponivel para correr riscos
  • Adaptam muito bem a todas as situações
  • Foco no longo prazo
  • Foco no desenvolvimento das pessoas

Quais as Principais Diferenças entre Gestão e Liderança?

Os gestores procuram atingir objectivos através de acções, processos, tarefas , mas também, actividades planeadas para alcançar resultados específicos. Por outro lado, os líderes estão mais preocupados em alinhar e influenciar suas equipas para que estas realizem o trabalho necessário para alcançar os objectivos, em vez de se concentrarem apenas na organização das pessoas. Ao focar a liderança na transmissão de feedback positivo e auto-reflexão, os líderes podem perceber como capacitar e inspirar os seus colaboradores para que estes se sintam capazes de realizar tarefas importantes para atingir os objectivos da organização.

Além disso, a liderança concentra-se numa visão para a organização e a equipa, orientando a mudança e aproveitando as oportunidades futuras. Em outras palavras, a liderança envolve o desenvolvimento de objectivos e impulsiona a mudança, enquanto os gestores procuram implementar os processos necessários para alcançar os objectivos da organização.

Por fim, um gestor é normalmente uma função na organização, é um papel com responsabilidades. Por outro lado, o líder é mais uma postura, uma forma de estar dentro da organização. Um gestor pode ser um líder e um líder pode ser um gestor, mas líder e gestor não são sinónimos. Dessa forma, a liderança resulta de acções, de uma atitude que inspire, incentive e envolva as outras pessoas. Além disso, a liderança acaba por ser uma qualidade que pode ser desenvolvida. Por fim, os principais factores que devem ser desenvolvidos pelos líderes são a inteligência emocional e como influenciar os outros.